sexta-feira, 30 de março de 2007

O Segredo para o Êxito das Células de Crescimento

É necessário entendermos que uma Célula de Crescimento sofre todo tipo de enfrentamento de Satanás para que ela não perdure. Muitas são as artimanhas e truques que ele usa para impedí-la de alcançar o seu alvo, ou seja, a salvação das pessoas.

Poderia enumerar uma séria de táticas usadas por ele, no passado, que surtiram muito efeito ao ponto de, em muitas igrejas, o programa das Células de Crescimento deixarem de existir. Meu intuito não é apavorar o líder nem os membros da Célula, pelo contrário, é preparar e capacitar a todos visando um enfrentamento sério, consciente e persistente a Satanás em obediência ao conselho de Tiago: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4.7).

Quem pecisa bater em retirada é o diabo e não a igreja, mas, infelizmente, muitos líderes e muitas igrejas, ao enfrentarem o assédio e as artimanhas do diabo, preferem bater em retirada, fazendo a leitura inversa do texto de Tiago: “O diabo vos resistirá e vocês baterão em retirada”. Isso não pode e não vai acontecer conosco! Mas, é preciso duas coisas bem simples aconteçam conosco: (1) Conhecer, identificar e discernir as táticas, artimanhas e armadilhas do diabo; (2) Estar preparados para resistir e perseverá até o fim.

Quais são algumas dessas táticas e/ou atimanhas usadas pelo diabo no passado?

1. Alimentar a euforia e o “ego” do líder – No início, tudo parece muito fácil. As pessoas chegam com facilidade; tudo corre muito bem, o líder se sente feliz e até mesmo “orgulhoso” de estar conseguindo liderar a Célula, depois de vencer o medo e a insegurança do início. Tudo parece bem mais fácil do que realmente é. O ambiente de alegria, festa e cordialidade é o marco das primeiras reuniões. Pessoas, do “nada” chegam aparentando estar muito “sedentas”; e o líder se sente como o “salvador da pátria”. Passadas algumas semanas ou meses, derrepente, é como se “tirassem o tapete”; as pessoas somem, o “anfritrião” passa a ter problemas em casa, a desordem se instala na Célula. Muita crítica, pessoas que tinham aceitado a Jesus parecem querer voltar para o mundo. O desânimo toma conta do líder e ele começa a pensar em desistir. Um complexo de culpa cai sobre seus ombros e de, salvador da pátria, ele passa a ser o responsável pela destruição da Célula e, em alguns casos, esses líderes abandonam até a igreja.

2. Descontentamento com as “lições” a serem ministradas – No início, as lições têm pouco valor para o líder da Célula porque a Célula, as pessoas, são mais importantes do que o estudo. Estar com elas, orar por elas, suprir suas necessidades é, pensam os líderes, mais importante do que o “estudo”. Satanás, vai mudando o objetivo da Célula e o papel do líder. Derrepente, o líder já pensa que ele é o “sabe-tudo” e tem todas as respostas. Passa a ser o “pastor” daquelas “ovelhas”. Quando isso ocorre, o líder passa a ser crítico das lições. O escritor não escreve bem, ele não sabe o que se passa na “minha célula”; o tema do estudo não é o que “eu concordo”; se eu escrevesse "eu" faria diferente, etc. Assim, ele, para não parecer rebelde, apenas usa o texto bíblico e o tema do estudo, mas o conteúdo, ele busca uma “inspiração” pessoal e diz o que quer dizer. Alguns chegam a criticar publicamente o escritor do estudo contrariando e combatendo o que a lição ensina. Alguns líderes chegam a dizer publicamente que “discordam” daquele posicionamento mesmo sabendo que estão discordando dos seus pastores. É interessante que, no início, todos os membros da Célula concordam com o líder e até dão força para ele escrever o "seu" próprio estudo. Nas reuniões seguintes, eles trazem temas “pertinentes” e, pouco-a-pouco, a lição é substituída por temas à escolha do líder. É quando Satanás concretiza seu plano. O líder passa a não ter tempo de preparar as lições e começa a falar de imporviso; as pessoas começam a fazer perguntas “complicadas e difíceis” e o líder demonstra insegurança. O líder é confrontado com suas próprias palavras que passam a ser contraditórias. Os membros da Célula assumem a direção das discussões e um “líder” dentre eles assume os debates e é quem sempre dá a palavra final. As pessoas deixam de buscar orientação no líder e se unem àquele outro "líder" que, derrepente, abandona a Célula fazendo com que todos deixem de ir pois o verdadeiro líder perdeu toda a autoridade na Palavra.

3. Problemas familiares – nada afeta mais uma cristão do que ter problemas em casa. Satanás é mestre em criar discórdia e quase sempre por pequenas coisas. O líder vai bem, Deus o está abençoando, mas num determinado dia da reunião da Célula acontecer ser também o dia do aniversário de casamento, ou de um filho, ou a formatura, ou uma visita especial chega a sua casa. Naquele momento, amigável e carinhosamente, lhe pendem para “não ir à Célula”; para mandar “outra pessoa em seu lugar”, para “transferir” o dia da reunião – “só esta vez, só hoje”. Se o líder atender a este "pedido", os membros de sua Célula vão saber que eles não são tão importantes assim para o líder. Satanás vai trabalhar para que os membros da Célula cheguem cedo, tenham muito trabalho para chegar na Célula, etc., afim de que eles fiquem desapontados com o líder devido ao esforço feito e não reconhecido. Na outra reunião, eles não vão aparecer e dificilmente retornarão ao “pique” que estavam antes. Se o líder não atender ao "pedido" e for à reunião, na volta ele enfrentará uma luta espiritual jamais travada por ele: cara feia; indignação; críticas; acusação de estar abandonando a família e uma chuva de textos bíblicos para convencê-lo de que importa primeiro “salvar” sua casa e depois a dos outros. Deste dia em diante, sua família vai declarar guerra contra a Célula deste líder. Cada dia que ele sair de casa para a Célula, uma confusão será armada até que ele desista da Célula.

4. Falta de tempo – Esta é uma armadilha especial do diabo. Ele sabe como nós somos indisciplinados com o tempo. Assim, ele nos enche de coisas sem importância para fazer, especialmente, no dia da Célula ao ponto do líder não ter tempo para ler a Bíblia, ler o estudo, tomar banho, descansar antes da Célula, etc. Com isso, o humor fica desequilibrado passando aos outros, a impressão de que o líder é uma pessoa irresponsável, inconseqüênte, etc. Perde os papéis do estudo, esquece o tema do estudo, o texto bíblico, esquece a Bíblia em casa ou se confunde com ela errando as citações, tendo dificuldades para achar um texto simples, conhecido, etc. Passa a se justificar dizendo que não tem tempo, está correndo muito, enfim, passa a idéia de que aquelas pessoas se tornaram um “peso” em sua vida e são um “atrapalho” ao seu bem estar. Mas elas se lembram que foi exatamente o líder quem as convidou e disse estar disponível para ajudá-las, mas, derrepente, elas se vêem como um peso. Assim, em pouco tempo elas abandonam as Células para dar “tempo” para o líder fazer as suas “coisas”.

5. Missionários do diabo – Uma das mais novas artimanhas do diabo é enviar pessoas com o objetivo de destruir a Célula. Como Satanás sabe que o nosso alvo é alcançar pessoas, ele infiltra seus agentes. Jesus falou do “lobo” no meio das ovelhas. João fala dos que se infultraram entre nós ( 1 Jo 2.18-26); Jesus contou a parábola dos semeadores: um semeou trigo e outro semeou joio (Mt 13.24-30). Qualquer coisa que acontece na Célula que não seja fruto de oração, desconfie de Satanás. Os missionários do diabo conhecem a Bíblia, mas não concordam com ela nem a pratica. Os missionários do diabo cantam, mas não adoram, trabalham mas não servem a Deus; se mostram amigos, mas são falsos; ensinam mas não aprendem; exigem mas não fazem; aparentam ser o que não são. São irônicos, debochados, bricalhões, irreverentes, sensuais, interesseiros, intrometidos, astutos e ladrões. Quando eles vêm, quase sempre são dois ou mais para que um apoie o outro. Eles visitam os membros da Célula e procuram ajudá-los (quase sempre financeiramente) para prendê-los e quando o líder “acorda” os membros da Célula são mais amigos e mais devedores aos “missionários” do que a Deus e à igreja. Não precisa nem dizer que esta Célula vai morrer em poucos dias.

Existem muitas outras tramas, armadilhas e ciladas; a cada dia, Satanás procura nos surpreender com uma tática nova para nos fazer desviar do alvo e do plano de Deus que é de Salvar vidas. Lembre-se, Satanás não é nosso inimigo, ele é inimigo de Deus, portanto, ele não tem a intenção de privar-nos dos nossos sonhos, dos nossos ideiais, mas sim, ele quer frustrar os planos de Deus na nossa vida e no mundo. A guerra dele é contra Deus e ele vai nos usar para ferir o coração de Deus e entristecê-lo profundamente. Por isso, quero recomendar alguns cuidados para que as Células de Crescimento tenham êxito e vença o inimigo:

1. Dependência total ao Espírito Santo

Nunca um líder deve creditar o crescimento da Célula, a chegada das pessoas, a facilidade na ministração do ensino, a si mesmo, às suas habilidades, à sua vida de santidade, etc. Quando nos sentimos “merecedores” das bênçãos de Deus, nos tornamos tão auto-confiantes que nos afastamos de Deus e, tudo que mencionamos acima, acontece em muito pouco tempo. Depender do Espírito Santo implica:

a. Conservar a humildade dando glória a Deus por tudo que acontecer na Célula.

b. Manter uma vida de oração pela Célula e por cada membro da Célula.

c. Buscar orientação Bíblica para cada problema levantado pelos membros da Célula e não na sua experiência pessoal.

d. Ler a Bíblia antes de cada reunião da Célula procurando uma palavra de desafio a cada membro da Célula para a próxima semana.

e. Orar sempre e aconselhar de vez em quando. Quando alguém lhe contar um problema, lhe pedir um conselho, ore antes e depois, se Deus orientar, aconselhe.

f. Tenha parceiros de oração. Busque pessoas que estejam orando por você constantemente.

g. Exercite mais os dons do Espírito e menos as suas habilidades pessoais.

i. Leve cada discípulo a estar mais perto de Deus e menos perto de você.

j. Imite a Cristo e faça-os imitar a Cristo. Nunca seja um intermediário, mas uma voz que aponta o caminho que é Jesus.



2. Oração

O líder de uma Célula precisa cultivar, pelo menos, três modelos de oração:

a. Oração Intercessória – Interceder é pedir por alguém. Peça a Deus bênçãos e, de preferência, pedidos especiais e específicos, para cada um dos membros da Célula. Intercede por eles individualmente citando os nomes e os pedidos. Faça isso até que a resposta seja dada. Você deve orar diariamente por todos ou a cada dia, orar específicamente por um dos membros da Célula.

b. Oração Comunitária – A reunião da Célula tem que ser caracterizada pela oração e estudo da Palavra de Deus. Recomenda-se que se ore, pelo menos, cinco vezes: (1) ao iniciar; (2) pelos pedidos das pessoas; (3) para que o Espírito Santo ilumine o entendimento da Palavra a ser estudada: (4) para que Deus nos capacite a por em prática o que foi aprendido; (5) ao terminar a reunião abençoando os discípulos para que o maligno não os toque. O líder pode compartilhar esses momentos de oração com o co-líder, com membros da Célula, etc.

c. Oração Pessoal – A oração pessoal é um meio de conversar com Deus – falar e ouvir. Jesus recomenda que esta oração seja feita à portas fechadas e em secreto. Através da oração pessoal, o líder se nutre da vontade de Deus e passa a conhecer os proósitos de Deus para a sua Célula, para a Igreja, para a vida de cada discípulo, etc. Neste momento, Deus revela os seus segredos ( Sl 25.14). O líder que despreza esta oração fica sem saber a vontade e os planos de Deus.


3. Cultivar o amor pelas pessoas da Célula

O amor é a chave que abre os corações. Um líder sem amor pelos seus liderados jamais penetrará o coração e jamais será amado pelos seus discípulos. A Bíblia diz que Jesus amou os seus e amou-os até o fim (João 13.1). Nada impediu ou esfriou o amor de Jesus pelos seus discípulos. Um líder de Célula tem que amar as pessoas da Célula e não a Célula. As pessoas precisam saber, sentir, ver o verdadeiro amor que o líder tem por elas. Amor é ação, é visível, é percebível, é mais que sentimento e mais que palavras, é de verdade (1 Jo 3.18).

O amor procede de Deus derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5.5). Portanto, não queira amar, não busque qualidades ou razões para amar alguém, busque a Deus e peça a Deus que derrame no seu coração um profundo e verdadeiro amor pelas pessoas de sua Célula. Este verdadeiro amor vai fazer com que todos se unam a você e sejam um em Cristo, fechando todas as portas de entradas para o diabo e seus missionários. Nada poderá resistir ou divivir vocês.

Só teremos certeza de que fomos inundados por esse amor pelos membros de nossa Célula quando ...

1. Quando elas forem realmente importantes para nós.
2. Quando os problemas delas se tornarem os nossos problemas.
3. Quando tivermos prazer de estar com elas.
4. Quando nos interessarmos por quem elas são, do que elas gostam e do que elas fazem.
5. Quando vibrarmos com suas conquistas.
6. Quando chorarmos com suas derrotas.
7. Quando não as julgarmos, mas as perdoarmos.
8. Quando fizermos tudo para que elas sejam felizes.

Se cada líder de Célula levar a sério e observar estes três cuidados, sua Célula se multiplicará centenas de vezes e jamais Satanás impedirá o fluir de Deus. Pode parecer muito “simplista”, mas não é. Estes são segredos preciosos para um líder ser bem sucedido em seu ministério de líderar Células de Crescimento.

A seguir, vou compartilhar algumas dicas de como orientar bem sua Cëlula de Crescimento. Estas dicas foram extraídas do livro “La Escalera del Exito” de César Castellanos.

A. PROPÓSITOS GERAIS DE UMA CÉLULA DE CRESCIMENTO:

1. Experimentar a vida e a presença de Cristo por meio do Seu Corpo, reunido em Células.

2. Oferecer cuidado ao novo discípulo e ajudá-lo nos novos passos em sua vida cristã.

3. Promover comunhão e pastoreio aos membros da Célula.

4. Penetrar na comunidade com a mensagem da Salvação pela fé em Cristo Jesus. A Célula é o principal braço evangelístico da Igreja.

5. Promover assistência social aos necessitados.

6. Abrir espaço para a formação de uma liderança a partir da experiência.

7. Servir a comunidade com atos de amor nas áreas necessitadas.


B. PROPÓSITOS ESPECÍFICOS DE UMA CÉLULA DE CRESCIMENTO:

1. Dialogar. Levar o discípulo a ter uma experiência de dialogar com outros sobre os ensinamentos da Palavra de Deus exposta nas reuniões.

2. Edificar. Introduzir o novo discípulo no estudo da Palavra de Deus, ajudando-o a entender os princípios do Reino de Deus.

3. Formar o caráter Cristão. Modelar os caráter dos membros da Célula ao caráter de Cristo é fundamental, já que a meta é que alcancem a estatura da plenitude de Cristo.

4. Forjar valores. Formar os valores cristãos nas vidas dos membros da Célula é alcançado através do ensino da Palavra de Deus.


C. SUGESTÕES PARA UMA CÉLULA EFICAZ:

1. Seja Pontual.

2. Esteja vestido decentemente.

3. Seja gentil e cortez com as pessoas.

4. Dê participação a todos, sem obrigar ou constranger.

5. Seja agradecido ao anfitrião.

6. Use um tom de voz agradável.

7. Esteja bem preparado compartilhar e ministrar. Recorde-se de que antes de conquistar qualquer coisa na Célula o conquistamos no lugar “secreto”.

8. Motive as pessoas para que sempre tragam pessoas convidadas.

9. Não tenha medo de orar para que aconteçam milagres.

10. Mantenha sempre num nível bem elevado o seu testemunho pessoal.

11. Nunca peça dinheiro emprestado a nenhum dos membros da Célula.

12. Evite liberdades e/ou intimidades que podem ser mal interpretadas.

13. Quando tiver que conversar com uma pessoa do sexo oposto, nunca faça sozinho ou em lugares secretos.

14. Quando tiver que visitar alguém da Célula, nunca faça sozinho, leve o seu co-líder.

15. Seja discreto e sábio na visita. Saiba a hora de chegar e, principalmente, a hora de sair.

16. Não delegue suas responsabilidades da Célula a outrem.

17. Nunca comente com outros o que lhe for dito em segredo e/ou confiança.

18. Não ouça comentários negativos de quem quer que seja.

19. Seja um exemplo de fé para todos os membros de sua Célula, porque sem fé é impossível agradar a Deus.

Nenhum comentário: