quarta-feira, 14 de março de 2007

Segundo Estudo para a plantação de uma Célula Familiar

Células Familiares
2 — COMO SELECIONAR OS TRÊS

“Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome aí eu estou no meio deles”.
Mateus 18.20

A. ENTENDENDO O CONCEITO DOS TRÊS:

Deus sempre nos dá desafios possíveis de ser alcançados sem muito esforço. Além de ser um número ímpar evitando qualquer “empate” que dificulta qualquer decisão para a ação, os três trazem a lembrança da Trindade Divina (Pai, Filho e Espírito Santo) e da trindade humana (Corpo, Alma e Espírito).

Assim como Deus sempre atua em harmonía com a Trindade e é impossível ao homem viver sem Corpo, alma e Espírito, assim, qualquer Célula Familiar precisa pensar em conseguir seus três primeiros membros.

Cada um dos três responsáveis pela Célula: o líder, o co-líder e o anfitrião, depois de orar, estabelecem três pessoas que serão alvos de suas orações particulares e da Célula. Esses, após um mês de oração e jejum, serão convidados a vir à Célula.
Durante um mês os três estarão orando pelos seus três e pelos três dos demais, ou seja, todos estarão orando pelos nove, sendo que cada qual tem a responsabilidade não só de orar pelos seus três, mas contactar, convidar e trazê-los à célula.

B. QUEM SÃOS MEUS TRÊS?

· Um membro da família
· Um amigo de trabalho
· Um vizinho
· Um amigo de um amigo meu.
· Um visitante da igreja que ainda não se decidiu por Cristo.
· Alguém que Deus me deu o privilégio de conhecer recentemente.
· Alguém que precisa urgentemente de Jesus.

C. AS CÉLULAS E OS TRÊS:

• Os três dos três, ou seja, os nove, são o primeiro alvo da Célula.
• Um vez que a Célula já tenha os doze (3 dos três e os três responsáveis: Líder, co-líder e o anfitrião), ela pode pensar em multiplicar-se.
• É certo que cada um dos seus três, vai ser desafiado, depois de decidir-se por Cristo e ir ao Encontro, assumir o compromisso de orar por três como vocês fizeram por eles.
• Uma vez que a Célula chegue a 18 membros, deve ser multiplicada em duas células de 9 cada uma.
• Em casos excepcionais, uma célula com doze pode ser multiplicada em duas de seis membros.

Obs: Outras pessoas, além das 9, podem ser convidadas e aceitas como membros da célula.

D. QUAL O TEMPO DE DURAÇÃO DE UMA CÉLULA?

Vai depender do anfitrião. Existem pessoas que oferecem seus lares para começar uma célula, mas não deseja que esta célula fique por muito tempo em sua casa, assim, no momento da multilicação da célula, o líder e os pastor podem optar por uma das seguintes opções:

1. Multiplicar a célula permanecendo uma das células na mesma casa. Neste caso, a célula principal se multiplica em duas sendo que uma continua no mesmo local e a outra é estabelecida em outro local. O co-líder se torna o líder da célula que permanece na casa e o líder segue como líder da célula que foi para outro lugar. O processo do 3X3 deve ser mantido em todas as células. A cada multiplicação, se renova o desafio do 3X3.

2. Multiplicar a Célula começando em dois lugares diferentes. Neste caso, o anfitrião pode ser um dos líderes ou co-líderes das novas células. Quase sempre é utilizada esta opção quando o anfitrião deseja tornar-se um co-líder ou líder de uma célula já que não é recomendável que o líder hospede a célula em sua casa. Novamente devo lembrar do processo de crescimento de uma célula através do 3X3.

E. O CRESCIMENTO DA CÉLULA:

As células crescem e se multiplicam através do programa 3X3 que exige:

1. Orar por três pessoas
2. Visitar e fazer contato com as três pessoas alvos de oração
3. Convidá-las à célula.
4. Encaminhá-las ao Encontro com Deus.

F. EXERCÍCIO BÍBLICO:

Para que você entenda este princípio de 3X3, leia o texto de 1 Coríntio 14.26-29 e discuta o importante papel que exerce os “três” para o equilíbrio espiritual e saúde da igreja.

Nenhum comentário: