terça-feira, 13 de março de 2007

Quarto Estudo para a plantação de uma Célula Familiar

Células Familiares

4 - PREPARANDO-SE PARA A COLHEITA

“Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. (Lucas 8.5-8)

A. Somos semeadores:

No programa das Células, Jesus nos envia como semeadores. Semeamos a Palavra de Deus nos corações das pessoas. Isto implica:

1. Usar a “semente” que é a Palavra de Deus — é preciso evitar emitir nosso “eu acho” e sim buscar a verdade na Palavra de Deus. Quando alguém insitir em impôr o que ela “acha” será preciso que o líder da célula peça que ela fundamente o seu “eu acho” na Bíblia, caso contrário, o assunto deverá retornar à Palavra de Deus.

2. Não selecionar o “terreno” a ser semeado — Temos a tentação de julgar quem está pronto ou não para ouvir a Palavra de Deus. Neste texto, o semeador semeou em todos os tipos de solo que ele encontrou. Devemos nos lembrar que o crescimento é dado por Deus. (1 Coríntios 3.7-8)

3. Os resultados nunca serão os mesmos. Cada pessoa responde de modo diferente à mensagem de Deus. Não podemos esperar que essas pessoas pelas quais estamos orando e que estarão aqui a partir da próxima reunião, respondam da mesma forma uma das outras.

4. Para tanto precisamos trilhar a estrada dos Ps: Perdão, paciência e perseverança.


B. A cadeira vazia!

Uma célula não pode fechar-se às nove pessoas, alvos da oração; lembre-se: é Deus quem chama os seus (Atos 2.39). Além dos 9, temos a missão de abrir espaço para aqueles que Deus tem trabalho para salvá-los; por isso a cadeira vazia.

Ao iniciar uma reunião da célula, é colocada uma cadeira vazia ao lado do co-líder e é feita uma oração de intercessão para que Deus traga uma nova pessoa à esta mesma reunião ou para a próxima reunião. Quando Deus der a pessoa para a reunião em questão, ela se sentará na cadeira vazia, caso contrário, a cadeira permanecerá vazia. Isso deve repetir-se em cada reunião da célula.

C. Quem e quando se senta na cadeira vazia?

A cadeira vazia é o alvo missionário da Célula. É lançar-se pela fé para conquistar aqueles a quem Deus está chamando. É preciso algum discernimento para utilizar com sabedoria e unção a cadeira vazia.

1. A cadeira precisa estar estrategicamente colocada para facilitar que alguém se sente nela.
2. A intercessão deve ser incisiva para que Deus traga alguém naquela mesma reunião.
3. Após a intercessão, qualquer pessoa que chegar à reunião sem ser convidada especificamente para aquele dia, deve sentar-se na cadeira vazia.
4. Quando alguma pessoa, que não faz parte dos 9, chegar à reunião é recebida como resposta à intercessão da cadeira vazia.
5. A pessoa visitante deve ser informada que a célula orou por ela quando a cadeira ainda estava vazia e que a presença dela é resposta às orações. Agora, juntos, vão orar para que Deus mande alguém ainda naquela reunião ou para a próxima reunião.

C. Cuidados para tornar a reunião prazeirosa:

“Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer” (Salmo 119.24). As pessoas que chegarem à célula, precisam ter prazer de estar na presença de Deus. Para isso, é necessário tomarmos alguns cuidados:

1. Tratar as pessoas pelo nome.
2. Não as obrigar a falar ou a ler qualquer coisa.
3. Não fazer nenhuma pergunta, apenas dar oportunidade para que alguém faça alguma colocação, se assim o desejar.
4. Evitar servir qualquer tipo de comida para evitar constrangimentos.
5. Ser pontual para começar e para terminar.
6. Não dar nenhum material para levarem para casa e nenhum “dever de casa”.
7. Chegar sempre antes dos seus três e sair sempre depois deles.
8. Não permitir que ninguém monopolize a reunião.

ATENÇÃO: Os estudos bíblicos a serem analisados pela célula são escritos pelos pastores e entregues aos líderes no domingo anterior à reunião da célula.

D. O programa da reunião: Tempo de duração 1 hora e 15 minutos!

1. Colocar a Cadeira Vazia.
2. Oração de intercessão.
3. Conhecendo os participantes—identificando os visitantes.
4. Pedidos de oração para que todos orem.
5. Intercessão por alguns dos nove que ainda não vieram à célula.
6. Estudo Bíblico.
7. Comentários finais e avisos.
8. Oração final.

ATENÇÃO: Caso haja necessidade, pode-se ouvir uma música num CD, à critério do líder. Não é recomendável de se cante hinos nessas células visto que os visitantes não poderão cantar por desconhecer a música.

Nenhum comentário: